Marketing DigitalVendas

Entenda a Sofisticação de Mercado: os níveis necessários para vender produtos digitais

Se você está começado no meio do Marketing Digital, e deseja vender infoprodutos é quase obrigatório que você entenda a sofisticação de mercado do seu produto.

Muitos iniciantes acabam se frustrando logo no inicio de suas jornadas nesse mercado digital, pois acham que basta apenas criar um produto digital ou comprar um PLR, fazer uma copy mais ou menos e enviar um tráfego por anúncios para o produto, e acham assim que vão vender milhões.

Porém não é bem assim que funciona, esses iniciantes acabam não vendendo nada, pois não tem noção da sofisticação do nicho que estão atuando, e acham que qualquer produto serve para o nicho deles.

O que é a Sofisticação de Mercado?

A sofisticação de mercado se refere ao nível de conhecimento e exigência do público em relação a determinado produto ou serviço.

Quanto mais sofisticado o mercado, mais exigente é o consumidor em relação a qualidade, ofertas, funcionalidade, experiência, entre todos os outros aspectos.

Tentar vender algo sem saber o nível de sofisticação de mercado do seu nicho, um exemplo simples de perceber é como se você tentasse vender um IPhone de 2008 em pleno 2023, entendeu?

O mercado já avançou, as exigências já aumentaram, o padrão já esperado é outro, e se você tentar vender com uma oferta ou um até mesmo um produto “ultrapassado” vai acabar se frustrando.

O nível de exigência dos consumidores de infoprodutos só aumenta conforme os anos, são muitas pessoas anunciando no mesmo nicho, assim conforme o tempo passa a “régua” do mercado só sobe.

o-que-é-sofisticação-de-mercado

Outro exemplo para você entender é:

Imagine você tentar vender um e-book meia boca sobre emagrecimento com apenas 20 páginas, isso acaba sendo uma tarefa muito difícil, pois os outros produtos desse nicho estão a anos-luz na sua frente.

Enquanto você tenta vender um e-book, eles já vendem um curso completo de 40 horas, com treinos personalizados, planilhas para dietas e até consulta com nutricionistas, tudo isso pelo mesmo preço que seu produto.

Não é difícil de entender né? Ninguém vai querer comprar seu produto! Pelo mesmo preço, já oferecem coisas muito melhores e mais vantajosas ao consumidor.

Isso é a sofisticação do mercado, e para “sobreviver” você é obrigado a seguir o padrão mínimo de exigência de tal nicho que você deseja vender, tem que se adequar ao nível que o consumidor já está acostumado.

Quais são os Níveis de Sofisticação de Mercado?

1. Baixo nível de sofisticação

Nesse nível tudo ainda é novo, tudo muito recente, nada consolidado ou determinado. Ainda não se entende tudo o que o público espera ou precisa de um produto ou serviço.

Nesse nível você é um dos primeiros ou o primeiro a apresentar uma solução, um produto inovador, você é um “pioneiro” para resolver a dor do nicho que você escolheu, então tudo é muito novo ainda.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-1

Nesse primeiro nível as pessoas não tem nenhum padrão de exigência ainda, tudo é novidade, então tudo se vende fácil, uma oferta simples e direta com uma copy boa basta.

Não tem muitos concorrentes, então não existem soluções ou alguém que resolva a tal dor do cliente, então qualquer um pode criar essa inovação e irá vender muito fácil.

Pois a demanda já tem, só falta alguém criar a oferta para suprir esse tal público.

Como é o nível mais baixo de sofisticação de mercado, é mais fácil de se convencer o consumidor a comprar o produto ou serviço seu.

Não tem ainda um concorrente em cada “esquina” para o cliente comparar as soluções e ver qual a melhor, então você é ainda única esperança para esse público.

2. Médio nível de sofisticação

Aqui nesse nível as coisas já começam a mudar, o que antes funcionava começa a ser ineficaz agora. Sua concorrência aumentou, e a cada dia cada um oferece mais benefícios e vantagens ao público.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-2

Nesse nível de sofisticação de mercado, o seu potencial cliente já teve experiência com algumas outras soluções, ele vive vendo ofertas, mas tem a dúvida ainda, pois todas são iguais, são “mais do mesmo”.

Agora nesse nível, para você vender, suas promessas precisam ser mais agressivas, você terá que explorar mais da persuasão até alcançar o limite de credibilidade do seu produto.

Se você se destacar evoluindo sua oferta e produto, os seus concorrentes vão continuar no nível anterior, e assim você vai conseguir vender e se destacar no meio de tantas outras ofertas.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-3

Porém uma hora ou outra a sua concorrência vai te alcançar, eles vão melhorar e se equiparar ao seu produto e a sua oferta.

E suas vendas vão diminuir, vai voltar tudo a estar saturado, o consumidor vive sendo “bombardeado” com produtos iguais, então ele desconfia da veracidade e funcionamento desses produtos, então não adquiriu nenhum método ainda.

E assim para vender, você é obrigado a subir seu nível de sofisticação de mercado mais ainda, para se destacar novamente.

3. Alto nível de sofisticação

Nesse nível mais alto é o mais difícil de vender, aqui os seus possíveis clientes já compraram algum produto no passado, já tiveram contato com os produtos ou serviços do seus concorrentes.

Então o público já conheceu as soluções existentes para a sua dor, e está mais familiarizado com conhecimentos mais técnicos, além de ter mais experiências e conhecimentos de tal nicho.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-4

O consumidor nesse nível já adquiriu através de ofertas e produtos do nível anterior, o qual começa a se abusar da credibilidade do produto para as promessas.

Então o seu potencial cliente já obteve soluções que não resolveram sua dor, e agora ele já foi exposto ao todos os tipos de promessas muito agressivas.

Desta forma, melhorar a oferta e abusar mais ainda de promessas não vai resolver, o consumidor já se ligou nesse tipo de produto que usa ao máximo sua credibilidade para vender, então a estratégia para você vender nesse nível de sofisticação deve que ser outra.

Porém as dores do público ainda se mantém, então a demanda ainda continua alta, pois esses clientes não conseguiram encontrar a solução definitiva para resolver suas dores, apenas foram enganados pelas promessas falsas e produtos sem credibilidade.

Então eles ainda precisam resolver a dor, e ainda possuem essa esperança de achar a solução, mas já estão mais espertos para não cair em qualquer papo igual os anteriores.

Então para vender nesse nível de sofisticação de mercado você deve trazer algo diferente para a pessoa, algo que reacenda a suas esperanças novamente.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-5

Então chega a hora de introduzir um novo mecanismo único do seu produto, que é a mudança e o diferencial do seu produto em relação aos demais, você deve apresentar algo inovador.

Você deve trazer algo inovador, um método novo ou revolucionário para a pessoa. Deve ter credibilidade e profissionalismo, para mostrar a pessoa o porque seu produto vai solucionar a dor dela.

Nesse nível você deve mostrar e explicar para a pessoa o porque os outros métodos que ela tentou anteriormente não funcionaram, e porque esse novo método inovador seu vai funcionar para ela, qual o mecanismo único que ele tem.

Porém uma hora seus concorrentes vão começar a inserir também novos mecanismos para vender, e nessa hora você vai ter que tornar seu mecanismo o mais rápido e efetivo para solucionar a dor do cliente.

níveis-de-sofisticação-de-mercado-6

Isso tudo vai virar uma guerra de mecanismos e métodos diferentes, cada vez mais oferecendo mais rapidez e facilidade ao consumidor, até que uma hora tudo isso irá saturar novamente. E venderá apenas quem gerar mais identificação e conexão com o cliente.

Como saber o Nível de Sofisticação do Mercado Atualmente?

Para você vender você precisa saber o nível de sofisticação de mercado que está atuando, se não você vai acabar gastando tempo com produtos ou ofertas que não funcionam mais para o seu público.

Identificar o nível de sofisticação não é uma tarefa muito fácil, você deve estar atento aos seus concorrentes, tanto as ofertas, copy e produtos deles.

Além disso você vai ter que entender bem o seu público alvo, e ter noção dos tipos níveis de sofisticação que existem, só assim você vai ter conhecimento sobre o que seu público já adquiriu anteriormente e quais ofertas não funcionam mais com eles.

Além da analise do publico e concorrência, outro fator que conta muito são os testes, então você querendo ou não vai ter que testar seu produto, tanto a copy dele, anúncios, entrega, headlines, preços, entre diversas outras coisas.

Assim testando e aprendendo para ver o que está vendendo no seu nicho e o que já não funciona mais para o seu público.