Sites

Como Rankear no Google: Aprenda 7 passos para colocar seu site no topo do Google

É amplamente reconhecido que o Google é um dos mecanismos de pesquisa mais usados, e muitos indivíduos e empresas se esforçam para ter uma classificação alta em seus resultados de pesquisa, a fim de aumentar a visibilidade e o tráfego de seus sites.

É importante observar que uma classificação alta nos resultados de pesquisa do Google requer uma combinação de fatores, pensando nisso, criamos 7 passos que irão te ajudar a rankear no Google.

Como rankear no Google?

Rankear no Google aparenta ser uma missão impossível, alguns dizem que apenas sites gigantes e sites que pagam anúncios conseguem rankear no Google, entretanto isso não é verdade.

Embora anúncios pagos sejam sim uma ótima maneira de posicionar seu site no topo do Google, você também pode optar pela forma orgânica, que é uma excelente maneira de dar visibilidade ao seu site.

Para conseguir rankear seu site no Google de forma orgânica, é necessário realizar uma série de ações que farão com que seu site fique bem colocado no Google.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 passos que vão te ajudar a rankear o seu site no topo do Google de maneira eficaz.

1º Passo: Selecionar as palavras-chave certas

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

O primeiro fator a ser analisado é o uso das pavras-chave de forma correta.

Ao utilizar as palavras-chaves da forma errada você praticamente estará colocando seu site no fundo do Google. A maioria das pessoas cometem erros gravíssimos logo no primeiro passo.

Algum desses erros são não otimizar para palavras-chave nenhuma, otimizar palavras-chave irrelevantes e otimizar um único post para várias palavras-chave.

A solução desse problema é lembrar que o conteúdo inteiro do seu site é focado em uma palavra-chave principal.

Para descobrir qual é essa palavra-chave principal, você precisa conhecer as palavras-chave que sua persona mais procura, para fazer isso utilize boas ferramentas de pesquisas, como:

Porém nem sempre vá pelo volume de buscas pela palavra-chave, pois aquelas que possuem um grande volume podem ser mais difíceis de você rankear.

Não que seja impossível rankear utilizando uma palavra-chave com muito volume, mas às vezes compensa buscar palavras-chave com menos volume.

Por exemplo, se você utilizar a palavra-chave “Intagram”, suas chances de rankear no topo do Google são inexistentes.

2º Passo: Velocidade do site

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

Este passo é fundamental, porém muitos donos de sites acabam ignorando, e depois ficam se perguntando “por que meu site não fica no topo do Google?”

Segundo uma pesquisa do Google de 2018, 53% dos usuários de dispositivos móveis saem do site após o carregamento demorar mais de 3 segundos.

Por este motivo, seu site e todas suas páginas devem ter uma velocidade de carregamento boa, caso contrário os usuários vão entrar no seu site e sair rapidamente, fazendo com que o Google não posicione bem seu site.

Mas como melhorar a velocidade do meu site?

É importante considerar as seguintes recomendações para aumentar a velocidade do seu site:

Melhorar o desempenho do seu servidor: se o seu site recebe muitas visitas de usuários, é recomendado investir em um servidor que suporte a quantidade de visitantes simultâneos no site.

Reduzir os redirecionamentos: ter muitos redirecionamentos no seu site pode atrapalhar no desempenho de carregamento dele, por isso é importante prestar atenção neste detalhe.

Ajustar o tamanho das imagens: as imagens são excelentes formas de atrair visualmente os usuários e de melhorar o seu SEO, entretanto elas podem ser os arquivos mais pesados do seu site, por isso utilize compactadores para diminuir o tamanho da imagem.

Fica a dica! Um compactador de imagens muito utilizado e recomendado é o TinyPNG, fácil acesso e muito prático de ser utilizado!

Minimizar arquivos JavaScript e CSS: ao otimizar seu código, o desempenho de carregamento do seu site melhora bastante, para isso basta remover linhas desnecessárias, espaços em branco e comentários dispensáveis do código.

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

Uma estratégia muito utilizada para ter uma boa colocação no Google, é ter backlinks de alta qualidade.

Isso porque, quanto mais backlinks uma página tiver, maior será a sua autoridade e reputação, o que pode levar a uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica.

Desta forma, alcançando assim melhores posições no buscador do Google.

Portanto, os backlinks são um aspecto importante do SEO e uma estratégia eficaz de link building pode ajudar a aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site sem investir em tráfego pago.

4º Passo: Estrutura do URL

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

Otimizar a estrutura e o formato do URL de uma página pode ajudar os mecanismos de pesquisa e os usuários a entender melhor seu conteúdo e finalidade.

Ao implementar técnicas eficazes de otimização na página, os proprietários de sites podem melhorar suas chances de classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa para palavras-chave e tópicos relevantes e, por fim, direcionar mais tráfego direcionado para seus sites.

Lembre-se de não inserir caracteres especiais na URL, pois eles afetarão a sua URL de forma negativa.

5º Passo: Conteúdo de qualidade

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

É importantíssimo entender uma coisa, o tamanho do post não importa se o conteúdo for ruim, ou seja, por mais que seu post tenha 2 mil palavras, se você não passar um conteúdo de qualidade, adivinha?

Sim, exatamente! Ele vai ficar posicionado lá no fundo do Google.

Por isso, sempre busque entregar um conteúdo que esclareça de maneira clara e objetiva as dúvidas dos usuários (intenção de busca).

Ao produzir um material de alta utilidade mais tempo as pessoas vão ficar no seu site, desta maneira o Google entenderá que o seu site possui um bom conteúdo.

Quando um site possui um material bom e único, o Google começa a rankear ele melhor.

6º Passo: Responda o que o usuário procura

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

Outro erro comum, é os sites não entregarem logo o que as pessoas querem ver.

Por exemplo, se um usuário pesquisa “imagens de gatinhos fofinhos”, isso significa que ele quer ver imagens sobre gatos que sejam aparentemente fofos.

O usuário que pesquisou isso, não quer saber o que são gatos fofos ou qual é a raça de gatos fofos, ele só deseja ver imagens de gatos fofos!

Ou seja, se você escrever um post sobre algo que as pessoas não querem ver e não buscam, por mais completo que seu post seja, ele vai rankear mal.

Portanto, procure sempre entregar o que as pessoas querem ver e saber, não se esqueça que este conteúdo tem que ser claro e objetivo.

7º Passo: Atualize o seu site

como-rankear-no-google-aprenda-7-passos
como-rankear-no-google-aprenda-7-passos

Com o passar do tempo, a tecnologia e ciência vão evoluindo, desta forma, mais informações e conteúdos vão sendo aprimorados junto.

E o seu site não pode ficar para trás, afinal do que adianta ter um conteúdo de qualidade, sendo que ele já está desatualizado e não serve mais?

O Google valoriza as atualizações, por este motivo, você deve atualizar seu site e suas páginas, para que elas sejam melhores posicionadas na página de busca.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site. Temos uma grande variedade de artigos que abordam diversos temas e assuntos, sempre com o objetivo de fornecer informações úteis e atualizadas para nossos leitores.

Veja Também 11 segredos dos sites aprovados pelo Google AdSense 2023