Marketing DigitalVendas

Marketing Multinível: O que é e exemplos de empresas que utilizam

O marketing multinível (MMN) surgiu nos Estados Unidos em meados do século XX. Foi inicialmente usado como uma estratégia de marketing pelas empresas para distribuir seus produtos por meio de uma rede de vendedores independentes.

A primeira empresa de MMN foi a Nutrilite, fundada em 1934 por Carl Rehnborg. A Nutrilite vendia suplementos alimentares e usava uma estratégia de marketing multinível para distribuir seus produtos.

O que é e como funciona o marketing multinível?

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é um modelo de negócios na qual uma empresa vende produtos ou serviços por meio de uma rede de distribuidores ou vendedores independentes.

Os distribuidores ganham uma comissão por venda realizada do produto ou serviço, assim como as vendas feitas pelos outros distribuidores que recrutam para a rede.

Uma dúvida muito comum que acaba surgindo é “a então o marketing multinível é a mesma coisa que um esquema de pirâmide!”.

É por isso, que vamos abordar mais abaixo, essa dúvida que rodeia muitos iniciantes do marketing digital.

marketing-multinivel-o-que-e-e-exemplos

Como ganhar dinheiro com marketing multinível?

Basicamente existem duas maneiras de um distribuidor ou vendedor ganhar dinheiro com o marketing multinível.

A primeira maneira é vendendo os produtos ou serviços da empresa para outras pessoas, desta forma quanto mais vendas ele fizer ele receberá uma comissão.

A segunda é quando um vendedor recruta outro vendedor para essa rede, desta forma criando uma “descendência”.

Logo, todas as vendas que os descendentes deste vendedor fizer, ele ganhará uma comissão destas vendas.

Quais são as vantagens do MMN?

Algumas pessoas pensam que o marketing multinível não é nada vantajoso, entretanto aqui estão algumas das vantagens que o MMN possui:

Ganho ilimitado: No marketing multinível, não existe um limite de quantia que um vendedor ou distribuidor possa ganhar.

Isso porque, a renda do vendedor está ligada diretamente com quantas vendas ele e sua descendência realiza, sendo atraente para pessoas que almejam a liberdade financeira.

Potencial para renda passiva: Como foi dito anteriormente, seu salário depende de quantas vendas você e sua descendência (vendedores que você recrutou para a empresa) fazem.

Desta forma, quanto mais sua descendência crescer, mais comissões você vai ganhar, se tornando uma renda passiva.

Flexibilidade: Geralmente as empresas de marketing multinível te dão a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, no seu horário e gerenciar seus ganhos.

Sendo assim, muito atraente a pessoas que visam a liberdade geográfica ou apenas querem aproveitar com as pessoas que amam.

Suporte de empresas: Ao iniciar no marketing multinível é necessário ter um suporte para que você consiga realizar várias vendas e fazer outros recrutamentos.

Este suporte pode ser a qualidade dos produtos, planos de comissões, compromisso com os revendedores, boa comunicação, entre outros.

Procure entrar em redes que ofereçam todos ou a maioria dos itens citados acima.

marketing-multinivel-o-que-e-e-exemplos

E quais são as desvantagens?

Como toda e qualquer área do marketing, o MMN possui também suas desvantagens, aqui estão algumas delas:

Custo inicial: Em alguns casos, os distribuidores e vendedores podem ter que investir em kit inicial, em estoque, material para marketing, entre outras despesas.

Por isso, é importante você analisar esses fatores antes de entrar na rede de uma empresa e ver a fama dela no mercado e se o produto ou serviço não é difícil de revender.

Reputação negativa: Geralmente o marketing multinível é associado com esquemas de pirâmide e outros tipos de comércios fraudulentos.

Essa percepção negativa sobre o MMN, pode acabar afetando suas vendas diretas ou seus recrutamentos.

Marketing multinível e esquema de pirâmide são iguais?

Já para acabar com essa dúvida, a resposta é não, o MMN e os esquemas de pirâmide não são a mesma coisa.

Essa dúvida existe, pois ambos modelos de negócio utilizam e lucram com o recrutamento de novos vendedores, porém há uma diferença significativa entre eles.

O principal fator que diferencia o MMN de um esquema de pirâmide, é que com o marketing multinível você ganha dinheiro com a venda de produtos ou serviços.

Já em um esquema de pirâmide, a única maneira de lucrar é recrutando outros vendedores para que elas recrutem outros vendedores e assim por diante.

Outro fator que diferencia esses modelos de negócio é a legalização, enquanto o marketing multinível é legal e legítimo, os esquemas de pirâmides são ilegais e fraudulentos.

marketing-multinivel-o-que-e-e-exemplos

Empresas que praticam o marketing multinível

Após você ver o que é marketing multinível e conhecer as vantagens e desvantagens desse mercado, está na hora de ver exemplos reais de empresas que praticam o MMN.

Aqui estão 4 exemplos de empresas legais e que foram e continuam sendo um sucesso no MMN:

Jequiti

Acredito que alguma vez você já viu um produto ou já ouviu falar dessa empresa. A Jequiti é uma empresa brasileira de cosméticos.

A Jequiti é uma marca que atinge o Brasil todo, ela é uma empresa sólida e com uma boa reputação no segmento, além disso ela também pratica o marketing multinível.

No caso da Jequiti, a empresa contrata comerciantes independentes, conhecidos como consultores e consultoras de beleza, que revendem seus produtos aos consumidores.

Herbalife

Essa é outra empresa gigantesca que também utiliza do mercado do marketing multinível para aumentar seu faturamento.

A Herbalife é uma empresa global que desenvolve e comercializa suplementos alimentares, ela distribui produtos em mais de 90 países.

Ela também recruta vendedores independentes, para comercializar seus produtos e ganhar uma comissão em cima da venda.

A Herbalife disponibiliza treinamentos e recursos para ajudar os seus distribuidores a ter um desempenho melhor nas vendas.

marketing-multinivel-o-que-e-e-exemplos

Avon

Eu aposto que você já viu alguma pessoa da sua cidade vendendo produtos da Avon, certo?

Se sim, tenho uma notícia para você, essa pessoa muito provavelmente é um revendedor ou distribuidor do marketing multinível.

A Avon é outra empresa de cosméticos, essa empresa está entre o top 10 de maiores empresas de cosméticos do mundo todo.

A Avon recruta também representantes de vendas independentes, também conhecidos como representantes da Avon, que ganham comissões com cada venda realizada.

Esta empresa preza pelo relacionamento com seus representantes e por isso fornece também recursos para ajudá-los a vender seus cosméticos.

Mary Kay

Esta é uma empresa americana que tomou conta do coração das mulheres no Brasil e ela ocupa a posição de 6º maior empresa de marketing de rede do mundo.

A Mary Kay possui os mesmos fundamentos que todas as empresas acima, ela contrata consultoras de beleza para revender seus produtos.

Todos esses exemplos mostram que o marketing de rede não é uma fraude ou esquema de pirâmide, muito pelo contrário, grandes empresas do mundo utilizam este modelo de negócio.

marketing-multinivel-o-que-e-e-exemplos

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site. Temos uma grande variedade de artigos que abordam diversos temas e assuntos, sempre com o objetivo de fornecer informações úteis e atualizadas para nossos leitores.

Veja Também O que é Marketing de Afiliados? Guia Completo para iniciantes com estratégias 2023