Você está lutando para criar uma carta de vendas em vídeo (VSL) que comunique sua mensagem de forma eficaz e gere conversões? Não se preocupe, você não está sozinho.
Elaborar um VSL que envolva seu público e os convença a agir pode ser uma tarefa assustadora. Mas não tenha medo, porque neste artigo vamos dividir a estrutura de um VSL simples, mas eficaz, em 11 etapas fáceis de seguir.
No final deste guia, você terá um roteiro claro a seguir que o ajudará a criar um VSL que cative seus espectadores e impulsione as vendas.
O que vamos falar:
O que é um VSL?
Uma carta de vendas em vídeo (VSL) é um tipo de vídeo de marketing projetado para vender um produto ou serviço, apresentando um argumento persuasivo para o lead realizar a ação (comprar seu produto).
Os videos sales letters (VSL) é uma dessas técnicas que evoluiu em resposta à mudança no comportamento do consumidor e à crescente importância do conteúdo de vídeo no marketing digital.
Com as pessoas passando mais tempo online do que nunca, o vídeo tornou-se uma maneira altamente eficaz de atrair a atenção das pessoas e comunicar uma mensagem.
Como fazer um VSL?
Para fazer um VSL é necessário seguir uma sequência simples porém indispensável.
Para muitos o VSL parece ser algo muito difícil de ser feito, por isso preparamos uma sequência específica, para te ajudar na hora de criar o seu VSL.
Clique para acessar essa sequência de como fazer um VSL.
Estrutura de um VSL profissional
Para te ajudar a produzir sua carta de vendas em formato de vídeo, preparamos 11 etapas que vão te auxiliar na produção do seu VSL.
1º Etapa: Chamar atenção
A etapa número 1 do seu VSL refere-se a chamar atenção do espectador, lembre-se que esta etapa é uma das mais importantes, pois é nela que a pessoa decidirá se vai continuar a assistir ou não.
Isso ocorre porque, caso você não consiga prender a atenção do espectador, muito provavelmente ele irá apenas fechar sua página e continuar a vida dele.
2º Etapa: Apresentar problema
Na segunda etapa do VSL é necessário que você já apresente um problema para seu espectador.
Nesta etapa, você precisa criar uma conexão emocional com o seu potencial comprador, para criar essa conexão mostre para ele um problema que ele passa todos os dias ou que ele poderá vir a passar.
Tente mostrar esse problema que ele tem ou está passando na rotina dele, e procure ilustrar a vida dele no futuro ainda tendo esse problema.
3º Etapa: Se apresente
Na terceira etapa é a hora que você apresentará sua empresa, equipe ou você mesmo. É nesta etapa onde você ganha credibilidade com o espectador e aumenta os laços de confiança.
Caso você apresente sua empresa ou equipe, lembre-se de mostrar o histórico, conquistas, atenção ao cliente, objetivos e outros fatores que te façam ganhar a confiança da pessoa que está assistindo.
Caso você for apresentar a sua pessoa, mostre sua educação, dedicação, referências, elogios, trabalhos realizados e resultados que é o mais importante.
4º Etapa: Solucionar o problema
Após ter feito a sua apresentação, você precisa solucionar aquele problema(s) apresentados na 2º etapa.
É nesta etapa do VSL que você mostra seu produto ou serviço como solução para o problema criado anteriormente.
Ao apresentar sua solução, seja claro e objetivo como ela irá resolver o problema do espectador.
Caso o potencial cliente fique com o sentimento que seu produto ou serviço não será a solução para ele, você provavelmente acabou de perder uma venda.
5º Etapa: Apontar benefícios
Agora é necessário apontar os benefícios de seu produto ou serviço.
Enquanto a 4º etapa tem como objetivo apresentar a solução para o problema do espectador. Esta etapa se concentra em mostrar as maneiras específicas pelas quais sua solução pode melhorar a vida do seu público-alvo.
É importantíssimo mostrar os resultados positivos que o seu espectador pode ter ao adquirir seu produto ou serviço.
6º Etapa: Abordar medos e objeções
É normal que os espectadores criem várias objeções e medos ao decorrer do seu VSL, é por este motivo que você tem que antecipá-las ao seu público alvo.
Essas objeções podem impedir eles de realizarem a compra do serviço ou produto, mesmo que você tenha apresentado a solução e os benefícios.
7º Etapa: Inverter os medos e objeções
Nesta etapa você vai pegar as objeções e medos que seu espectador possa ter criado e moldá-las de forma positiva no seu VSL.
Essa reversão é uma estratégia muito poderosa que vai fazer com que os medos e objeções criadas pelo seu público-alvo não sejam mais uma barreira para seu espectador realizar a compra.
8º Etapa: Prova social
Nesta etapa você vai apresentar algumas provas sociais que mostram que o seu produto ou serviço realmente funciona e dá resultado.
Por exemplod depoimentos, avaliações, curtidas e comentários das redes sociais (Instagram e Facebook), entre outras provas sociais.
A prova social também pode ser você mesmo, por exemplo, suponha que você vende um curso de renda extra, a prova social pode ser seu carro de luxo, as viagens que faz, os lugares que vai, entre outros.
9º Etapa: Preço e garantia
Na nona etapa é onde você vai estabelecer o preço do seu produto ou serviço, seja claro e transparente sobre o que está incluído no preço e se for favorável compare com outros do mercado.
Também não se esqueça de citar a garantia, isso é fundamental para o espectador ter segurança em comprar seu produto ou serviço. Deixe claro ao espectador o tempo e as condições da garantia.
10º Etapa: Gerar escassez
Ao criar uma escassez, ou seja, um senso de urgência, o espectador vai ter o sentimento que aquela oportunidade será única, fazendo com que ele realize a compra sem pensar duas vezes.
Para criar uma escassez você pode colocar um timer, colocar uma oferta especial com um prazo destacando as consequências negativas de atrasar a compra, entre outros.
11º Etapa: Chamada para ação
Esta etapa é muito importante também, pois é nesse momento que você convida o espectador a realizar a compra do seu produto.
Lembre-se de ser claro e confiante ao realizar o call to action (CTA), também relembre a ideia da garantia para a pessoa ficar segura ao comprar seu produto ou serviço.
Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso site. Temos uma grande variedade de artigos que abordam diversos temas e assuntos, sempre com o objetivo de fornecer informações úteis e atualizadas para nossos leitores.
Veja Também VSL no Marketing Digital: O que é, como fazer, porque isso pode impulsionar suas vendas